Skip links

VACINA COVID-19 – Pacientes Reumatológicos

Diante da grande quantidade de questionamentos sobre a vacinação contra o Covid-19, reunimos aqui as informações oficiais divulgadas pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

A SBR, por iniciativa de sua Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas, realizou um painel com 29 especialistas em uma força-tarefa para responder a 16 perguntas mais frequentes sobre o tema.

 

Deste evento, formou-se um guia que pode ser atualizado a qualquer momento mediante novas pesquisas e dados coletados.

O guia se destina a orientar médicos e pacientes sobre riscos e benefícios da vacinação contra Covid-19 em pacientes reumatológicos, bem como salientar os pormenores que devem ser levados em consideração no direcionamento de cada paciente.

 

A comissão orienta, de forma unânime, que a decisão sobre a vacinação contra o Covid-19 dos pacientes com doenças reumáticas imunomediadas deve ser compartilhada com o médico reumatologista. Além disso, ela deve ser individualizada, levando em conta a faixa etária, o tipo de doença reumática, os graus de atividade e imunossupressão, além das comorbidades existentes.

 

Confira o documento na íntegra aqui: http://www.reumatologia.org.br/downloads/pdf/SBR-For%C3%A7a-Tarefa-Vacinas-COVID-19.pdf

 

E lembre-se: converse com o seu médico reumatologista ANTES de se vacinar contra o Covid-19.