faleconosco@oncotrata.com.br

Notícias

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um tempero muito utilizado na Índia, que vem ganhando mais espaço e anda chamando a atenção dos cientistas pelo mundo, especialmente quando se fala em câncer.

O Centro de Câncer MD Anderson, nos Estados Unidos, líder em pesquisas sobre a doença, orienta os pacientes a adotarem, de forma gradual, a dose de 8 gramas de curcumina ao dia. Ou seja, cerca de duas colheres de sopa do tempero.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor de bioquímica José Cláudio Moreira avaliou o uso da curcumina no câncer cerebral de cobaias. Ele relata que foi constatado a diminuição de 45 a 60% dos tumores nos animais que receberam a substância. E sem efeito tóxico.

O ingrediente indiano, no entanto, tem outros benefícios! Pode ser utilizado contra problemas inflamatórios intestinais e infecções mais comuns em quem passou por uma cirurgia no aparelho digestivo.

Para aproveitar o que a curcumina tem de melhor e conseguir, assim, resultados positivos na saúde, é importante inseri-la em uma alimentação equilibrada e sem exageros: recomenda-se a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá. O suficiente para o prato encher os olhos e, de quebra, fazer jus à fama do ingrediente.